FPS apresenta orientações para execução de prestação de contas do Setor Social

A ação é direcionada para os representantes de cada Organização da Sociedade Civil

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou, nesta terça-feira (15/10), a apresentação das orientações de execução e prestação de contas de termos de fomento do setor social, referentes ao edital 001/2024, no auditório da Casa Civil. 

“A transparência é um dos princípios mais importantes da administração pública e para dar cada vez mais publicidade às contas públicas, trazendo ferramentas que facilitam o acesso às informações que surge o Manual de Prestação de Contas, a fim de aperfeiçoar a eficácia da parte dos gestores das OSCs”, afirma a secretária executiva do FPS, Kathelen Braz. 

A iniciativa busca orientar com clareza a aplicação do recurso financeiro repassado para as 41 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sendo 28 da capital e 13 do interior do Amazonas, aprovadas pelo edital do setor social, que somam R$ 5,2 milhões em investimentos.

O Manual de Prestação de Contas passou por uma reformulação de estrutura e conteúdo, atualizando as informações com o objetivo de aperfeiçoar o processo de prestação de contas por parte das OSCs. 

Dentre os assuntos abordados no manual estão: execução técnica, monitoramento da parceria, divulgação da parceria, execução financeira, Sistema de Controle de Convênios (Sisconv), Protocolo Virtual, prestação de contas e demais outros.

A presidente do Instituto Autismo de Parintins – Isadora Tupinambá (Iapin), Bruna Teixeira, destacou a importância das orientações. “A instituição é bem rigorosa em participar da prestação de contas, isso vai nos ajudar, ainda mais que tiveram várias atualizações. […] A gente tem parceria com FPS e todo esse reajuste e essa ajuda quando a gente está com dúvida, entra sempre em contato para não ficar com pendências nas diligências que são enviadas para nós”, afirmou.