UGPE e Creci assinam Termo de Cooperação para atuação de corretores em programas habitacionais do Governo do AM
Profissionais serão capacitados para dar assistência gratuita aos beneficiários do bônus moradia, no processo de reassentamento
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AM) assinaram, nesta sexta-feira (05/01), um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de credenciar e capacitar corretores imobiliários para atuarem nos processos de compra e venda assistida de imóveis dos programas habitacionais do Governo do Amazonas. Os corretores poderão dar atendimento gratuito aos beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e do Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai), cujas soluções de moradia integram o Amazonas Meu Lar, maior programa de moradia do Estado.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, no caso do Prosamin+ e Prosai, os corretores vão ser preparados para atuar durante o reassentamento das famílias atendidas com o bônus moradia. No valor de R$ 60 mil, o bônus é uma das soluções de moradia dos programas. Consiste na compra assistida, por meio da qual a família que vive em área de risco escolhe um imóvel e o programa compra a casa em local seguro. “Essa colaboração permitirá que as famílias encontrem as melhores opções no mercado imobiliário, que atendam às suas necessidades e realidades específicas”, observa Campêlo.
O evento de assinatura do termo foi na sede da UGPE. Além de Marcellus Campêlo, participaram o diretor-presidente em exercício da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Nilson de Melo Santos, e o presidente do Creci/AM, Paulo Carvalho Mota Júnior.
“Proporcionar aos beneficiários do programa maior segurança para a compra de imóveis, evitando fraudes e qualquer tipo de orientação equivocada, assim como possibilitar a agilidade no processo de reassentamento das famílias, são algumas das vantagens ao optarem pelos serviços dos corretores credenciados ao Creci”, lembrou Paulo Carvalho.
O diretor-presidente em exercício da Suhab, Nilson de Melo, destacou a importância da parceria e união dos órgãos, e se colocou à disposição para colaborar, inclusive, disponibilizando técnicos para ministrarem as capacitações dos corretores de imóveis.
A formalização da parceria não envolve recursos financeiros e a capacitação será gratuita e facultativa. De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, cabe à UGPE fornecer o espaço físico necessário para a realização dos treinamentos dos corretores de imóveis credenciados e selecionados pelo Creci-AM, realizar a manutenção do referido espaço físico, a fim de que o mesmo se encontre sempre apto à realização dos treinamentos, disponibilizar equipamentos necessários para o desenvolvimento dos treinamentos e fornecer o material de insumo necessário para a realização das aulas práticas e teóricas.
Já ao Creci-AM, cabe dar ampla divulgação à sociedade, e principalmente, aos corretores de imóveis inscritos no Conselho, sobre a parceria com o Governo do Estado do Amazonas, representado pela UGPE; fazer credenciamento dos profissionais interessados; selecionar os profissionais aptos e em dia com as suas obrigações junto ao Conselho, dando uma maior segurança ao parceiro, principalmente, à população beneficiária; e promover o atendimento gratuito ao beneficiário que optar pelo serviço.
Fotos: Tiago Corrêa / UGPE